Bovespa tem leve alta e renova maior pontuação desde janeiro

Criado em 19/05/2021 por Administrador


Nesta terça-feira, o principal índice da bolsa avançou 0,03%, a 122.980 pontos.
Por G1

A bolsa de valores brasileira, a B3, teve leve alta nesta terça-feira (18), de olho no depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo à CPI da Covid, e diante de apostas de manutenção da taxa de juros nos Estados Unidos.

O Ibovespa subiu 0,03%, a 122.980 pontos. A pontuação é a maior desde 14 de janeiro. Veja mais cotações.

Na segunda-feira, a bolsa fechou em alta de 0,87%, a 122.937 pontos. Com o resultado de hoje, o índice acumula valorização de 3,44% no mês e de 3,33% no ano.

Cenário
Na cena política, as atenções do dia seguem voltadas para a CPI da Covid do Senado, que apura ações e omissões do governo federal durante a pandemia e fiscaliza eventuais desvios de recursos por parte de governadores e prefeitos. Nesta terça, os senadores ouvem o ex-ministro das Relações Internacionais, Ernesto Araújo.

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou que jamais promoveu nenhum "atrito" com a China. O ex-ministro foi questionado pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), se a postura do governo brasileiro em relação à China tem prejudicado obtenção de vacinas e insumos para os imunizantes.

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz chegou a interromper as perguntas para alertar o ex-ministro que ele deveria falar somente a verdade na CPI.
Mais cedo, o Ministério da Economia elevou de 3,2% para 3,5% a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021. Para o ano de 2022, a previsão oficial de alta do PIB do governo federal foi mantida em 2,5%. Já as estimativas para a inflação foram elevadas de 4,42% para 5,05% em 2021.

No cenário externo, a economia do Japão teve contração de 1,3% no primeiro trimestre devido à pandemia. Na Europa, foi confirmada recessão.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0