Economia dos Estados Unidos tem expansão modesta, diz Fed Incerteza sobre política comercial norte-americana continuou prejudicando as empresas, mostra Livro Bege divulgado nesta quarta-feira

Criado em 16/01/2020 por Administrador


A economia dos Estados Unidos expandiu-se em um ritmo modesto nas últimas seis semanas de 2019, mas a incerteza sobre a política comercial norte-americana continuou prejudicando as empresas, informou o Livro Bege, uma pesquisa realizada pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e divulgada nesta quarta-feira (15).

"Em muitos distritos, as tarifas e as incertezas comerciais continuam a pesar em algumas empresas", afirmou o Fed no relatório, compilado a partir de evidências derivadas de contatos comerciais em todo o país.

O presidente norte-americano, Donald Trump, e o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, assinaram um acordo comercial inicial na Casa Branca nesta quarta-feira, após 18 meses de pesadas tarifas retaliatórias entre as duas maiores economias do mundo que afetaram as cadeias de suprimentos e desaceleraram a economia global.

O Livro Bege foi produzido pelo Fed de Nova York com informações coletadas até 6 de janeiro.

O Fed cortou a taxa de juros três vezes em 2019, invertendo o direcionamento após três anos de aumentos periódicos nas taxas. O presidente do Fed, Jerome Powell, classificou os cortes nas taxas como um seguro contra a desaceleração global, as tensões comerciais e a inflação moderada, com objetivo de manter a maior expansão econômica já registrada.