A alma do negócio: dicas e orientações para abrir uma pequena empresa

Criado em 31/12/2019 por Administrador


Entre diversas histórias inspiradoras de empreendedorismo, o PEGN apresentou em 2019 uma série de orientações para quem já tem ou sonha em abrir um negócio.
30/12/2019 16h53 Atualizado há 14 horas



Empreender exige dedicação e conhecimento do mercado e do negócio. Se você está pensando em abrir a sua empresa em 2020, aproveite para ver e rever as nossas dicas de 2019. No quadro 'A alma do negócio', o PEGN deu várias orientações para diferentes setores. Elas estão reunidas abaixo:

MERCADO PET
Empresário deve seguir regras para produzir comida natural para pets
Para ter credibilidade nesse mercado, a empresa deve buscar todas as licenças e autorizações. Ao todo, são 70 normas e instruções que precisam ser seguidas. É fundamental ter um responsável técnico na empresa, seja veterinário ou zootecnista. Assista:

Empresário deve seguir regras para produzir comida natural para pets


VAIDADE MASCULINA
Barbearia e restaurante no mesmo lugar vira negócio lucrativo em SP
Homem gosta de praticidade e sobriedade e uma barbearia, em SP, uniu os dois, mas ainda inclui um bar e restaurante. O negócio mostra que a vaidade masculina se tornou um ótimo negócio. Assista:

Barbearia e restaurante no mesmo lugar vira negócio lucrativo em SP

AGÊNCIA DE TURISMO
Empresário deve conhecer público-alvo antes de abrir agência de turismo
Existe um mundo de possibilidades nesse segmento, como turismo religioso, de aventuras, de negócios, de neve e ski, de intercâmbio. Assista:

Empresário deve conhecer público-alvo antes de abrir agência de turismo


SUSTENTABILIDADE
Lixo zero é aposta de lanchonete
A dica é aplicar os 4 'erres'da sustentabilidade, repensar todo o processo de geração de lixo da empresa, reduzir ao máximo, além de reutilizar e reciclar o que for possível. Assista:

A alma do negócio – Lixo zero é aposta de lanchonete

CAFÉS ESPECIAIS
Clientela busca personalização de blend de café
O mercado de cafés especiais já vive o que os especialistas chamam de quarta onda. Além da experiência, ele quer exclusividade. Em uma loja de São Paulo, o cliente cria seu próprio blend por meio de um aplicativo.

A alma do negócio – Clientela busca personalização de blend de café

FRANQUIAS
Cuidados ao adquirir uma franquia
Empresário que pretende abrir uma franquia, precisa ler com atenção a COF - circular de oferta de franquia, é importante consultar um advogado sobre o conteúdo. Pesquise o mercado antes de entrar em um negócio. Assista:

Cuidados ao adquirir uma franquia

CONTRATAÇÃO DE REFUGIADOS
Empresários ressaltam as vantagens de contratar um refugiado
A diversidade faz com que a equipe aprenda e cresça com a presença de pessoas de outros países. O conhecimento de outro idioma pode ajudar nas exportações, e a clientela valoriza empresas que se engajam em uma causa social. Assista:

Empresários ressaltam as vantagens de contratar um refugiado

LICENCIAMENTO DE PRODUTOS
Entenda a diferença de licenciamento de franquia
O licenciamento dá o direito de uso para essa marca ou alguém utilizar o produto. Antes é fundamental registrar a marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. No caso da franquia, você já tem o modelo pronto. A remuneração de ambos envolve royalties. Assista:

A alma do negócio – Entenda a diferença de licenciamento de franquia